Brasil tem bons projetos com alto retorno, diz ministro do Planejamento

Ao oferecer projetos de qualidade em todos os setores, com a possibilidade de retornos elevados, o Brasil tem atraído investidores do mundo, afirma o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, que estará no Fórum de Investimentos Brasil 2018, evento que ocorrerá em 29 e 30 de maio em São Paulo.

Somente no setor de infraestrutura, o ministro avalia que existe “quase um novo Brasil a ser feito”. Com uma demanda deste tamanho, investidores vão encontrar bons projetos e taxas de retorno elevadas. Ele destaca ainda o tamanho do mercado interno brasileiro, com mais de 200 milhões de habitantes, segundo o IBGE. “É um mercado muito grande e com ótimas perspectivas de renda.”

O Brasil também fez mudanças regulatórias nos setores de energia e petróleo e uma série de reformas microeconômicas destinadas a recompor a estabilidade econômica do País e recuperar a confiança dos investidores. Outra mudança importante foi a substituição da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que era subsidiada pelo Tesouro Nacional, pela Taxa de Longo Prazo (TLP), que será calculada com base em juros de mercado.

Como consequência das reformas realizadas pelo Governo do Brasil, e da melhora no ambiente de negócios, o desempenho da economia iniciou um ciclo virtuoso, partindo de um crescimento de 1% em 2017 para uma expansão de 2,51% neste ano, segundo a mediana das projeções levantadas pelo Banco Central para sua pesquisa semanal Focus.

Segurança e desafios

Para o ministro, os investidores estrangeiros têm identificado “grande segurança no País”, com uma visão de médio e longo prazo para a economia. Nos últimos 24 meses, o Governo do Brasil, em intenso diálogo com o Congresso Nacional, iniciou uma ampla agenda de reformas estruturais, como a modernização trabalhista.

“Passamos pela pior crise da nossa história, a economia se mostra robusta, resiliente, com grande segurança jurídica para atrair e promover o investimento, seja do investidor estrangeiro ou nacional”, afirma Colnago. “É de suma importância que o Brasil continue empreendendo reformas micro e macroeconômicas”, completa.

O Fórum será uma grande oportunidade para que sociedade e governo discutam os principais problemas e desafios do País, avalia o ministro. “Uma oportunidade para traçar um bom futuro para nosso País, onde queremos chegar e como queremos alcançar.” O ministro participa dos painéis “Perspectivas da Economia Brasileira” e “O Novo Ambiente Regulatório”, no dia 29 de maio. Já no dia 30, o ministro fala no painel especial “A Atração de investimentos na América Latina”.

Compartilhe

Outras Notícias

Governo vai abrir setor hidroviário para o investimento privado

Petrobras recupera credibilidade e alavanca setor de óleo e gás no País

"O Brasil está se abrindo para o mundo", diz Temer