Governo federal promove melhorias em projetos de infraestrutura

O governo federal e municípios brasileiros estão trabalhando em conjunto para melhorar a estruturação de projetos de infraestrutura que serão oferecidos ao setor privado. Até 2019, deverão ser aportados R$ 180 milhões da União para auxiliar as prefeituras a desenvolver estudos técnicos que vão embasar futuras concessões e parcerias público-privadas de serviços públicos.  

“Quando houver o leilão, o investidor estrangeiro vai ter estudos feitos pelo governo federal, com maior qualidade, para que eles possam investir com maior segurança em projetos de áreas estratégicas”, afirma o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Hailton Madureira de Almeida.

Para tanto, foram escolhidos quatro setores estratégicos: iluminação pública, saneamento básico, tratamento de resíduos sólidos e mobilidade urbana. “O Brasil, no poder municipal, estadual e federal, precisa ser capaz de elaborar bons projetos de infraestrutura. E temos caminhado nessa direção. Projetos em que o risco esteja mensurado, em que os estudos tenham a profundidade necessária para que o investidor entre conhecendo mais o setor e o negócio”, explica Almeida.

O secretário avalia que há abertura e interesse para que o setor privado amplie sua atuação no desenvolvimento da infraestrutura urbana do país. “Há um espaço muito grande no saneamento e tratamento de resíduos sólidos. O Brasil tem ainda desenvolvido um novo mercado, de iluminação pública, onde as empresas vão poder atuar fortemente”, diz.

Já foram contratados cinco projetos na área de resíduos sólidos nas cidades de Uberaba (MG), Juazeiro (BA), Bauru (SP), São Simão (GO) e Teresina (PI).  O Ministério do Planejamento, em parceria com Banco Mundial, deve começar em breve uma seleção para projetos da área de iluminação pública.

 

Compartilhe

Outras Notícias

Governo vai abrir setor hidroviário para o investimento privado

Petrobras recupera credibilidade e alavanca setor de óleo e gás no País

"O Brasil está se abrindo para o mundo", diz Temer