Acordos de compras criam novas oportunidades para o Brasil

O acordo de compras governamentais assinado no final do ano passado pelo Brasil com o Mercosul e outros países da América Latina cria um mercado potencial de cerca de R$ 150 bilhões, avalia o secretário de Assuntos Internacionais, Jorge Arbache, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Essas e outras oportunidades para investir no País serão foco do Fórum de Investimentos Brasil 2018, evento que ocorrerá em 29 e 30 de maio em São Paulo e contará com a presença de investidores estrangeiros de várias partes do mundo.

Em abril, Brasil e Chile assinaram um acordo para que suas empresas tenham o mesmo tratamento nas licitações públicas. A partir de agora, será possível ampliar a competição, uma vez que as empresas dos dois países poderão participar das licitações em igualdade de condições. Além disso, o ato prevê que as partes cooperem no que se refere ao reconhecimento mútuo de documentação dos fornecedores.

Já em dezembro de 2017, depois de 22 anos de negociações, o Brasil assinou com a Argentina e Uruguai acordo que dá acesso ao mercado de compras governamentais e deve ampliar a concorrência, reduzir gastos, aumentar a internacionalização de empresas e a integração de processos na região. O Paraguai também faz parte do bloco econômico, mas teria algumas ressalvas na abertura de mercado e ainda está avaliando seus termos.

No início do ano passado, o Brasil havia firmado acordo semelhante com o Peru e atualmente negocia com o México e a Colômbia. O País também tem negociações em curso envolvendo compras governamentais com a União Europeia, Associação Europeia de Comércio Livre (Efta) e o Canadá.

“O mercado potencial, incluindo os dois países com os quais estamos negociando, é algo da ordem de R$ 150 bilhões, representando o total de compras governamentais desses países”, estima Arbache.

Esse cenário positivo é mais um incentivo para que estrangeiros escolham o Brasil como destino de seus investimentos. “Vão escolher um país para fazer de hub, e é muito provável que seja o Brasil”, afirma.

Portal de Compras Governamentais

Em maio de 2017, o governo federal lançou o portal de Compras Governamentais, que compreende a aquisição de bens, serviços e obras pelo governo federal. O site pode ser usado com transparência por qualquer cidadão, empresários nacionais ou estrangeiros ou órgãos públicos que desejam realizar uma licitação.

Compartilhe

Outras Notícias

Governo vai abrir setor hidroviário para o investimento privado

Petrobras recupera credibilidade e alavanca setor de óleo e gás no País

"O Brasil está se abrindo para o mundo", diz Temer